Página do Blog

40% dos casos de câncer de pele foram reduzidos após a pandemia

Entenda porque o fato não é positivo!

O câncer de pele é a neoplasia mais comum do mundo ocidental e cerca de 80% dos casos ocorre na região da cabeça e do pescoço. Em Santa Cruz do Sul e demais cidades próximas, esse tipo da doença é líder de incidência há muitos anos, já que esse território típico de imigração alemã tem forte atividade agrária e alta exposição solar associada. A experiência adquirida pelo nosso serviço ao longo dos últimos 10 anos é de cerca de 5.000 casos de câncer de pele de cabeça e pescoço tratados com cirurgia.

Em relação à pandemia de COVID, aconteceram impactos importantes no número de novos diagnósticos de diversas doenças. Várias entidades de classe e organizações já se manifestaram
com preocupação com o retardo em buscar atendimento, especialmente em casos de câncer, em que o diagnóstico precoce faz toda a diferença.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia publicou dados a partir do sistema informatizado do SUS (DATASUS), quanto ao número de diagnósticos de câncer de pele do tipo melanoma entre os anos de 2019 e 2020, com redução de cerca de 24% de um ano para o outro, com queda abrupta de cerca de 50% nos meses de abril e maio de 2020, que corresponderam aos meses de maior restrição da pandemia.

O maior impacto foi em indivíduos acima de 60 anos, pertencentes ao grupo de risco para COVID. Na nossa experiência, a redução de novos casos no ano de 2020 foi de 40% comparado ao ano anterior, em direção contrária à tendência observada ao longo da década, um retorno a números semelhantes aos que tínhamos em 2016.

O corpo de evidências gerado ao longo da pandemia vem deixando claro que, embora seja preciso manter as medidas de controle viral, não devemos nos esquecer de cuidar dos demais aspectos da nossa saúde. Mantenha a vigilância e procure auxílio médico caso surjam manchas novas na pele, especialmente com prurido, descamação, sangramento; modificações de lesões de pele que já existiam; ou surgimento de feridas na pele, com crescimento e sem cicatrização
espontânea.

Confira no gráfico o desenvolvimento da doença!

Casos de câncer de pele de cabeça e pescoço atendidos e tratados pela nossa equipe ao longo da última década.

CBC: Carcinoma Basocelular; CEC: Carcinoma epidermóide.

E não se esqueça: o mais importante é o diagnóstico precoce, portanto, mantenha o cuidado e os exames em dia!

Principais categorias

Posts que você pode gostar

Fale com a gente

Tire suas principais dúvidas conosco. Nossa equipe responderá o mais breve possível.

seta

Tratamento de tumores de cabeça e pescoço, aqui na Clinica KopfHals você terá acesso aos melhores tratamentos, uma equipe médica de altíssima qualidade, com experiência em tumores benignos e malignos.

Contato