Todos já sabemos que a prevenção é o melhor caminho para a luta contra o câncer, mas obter comprovações ajudam na tomada de decisões para as futuras gerações.
Há cerca de 2 décadas, uma série de aproximadamente 190.000 indivíduos vem sendo seguida na cidade de Kerala, Índia, país onde o câncer de boca é altamente prevalente.
Apesar de os efeitos de curto prazo não terem sido percebidos inicialmente, a longo prazo o programa mostrou ser capaz de reduzir a mortalidade por câncer de boca no grupo sob rastreio, sendo necessário rastrear 2.043 pessoas para reduzir em 27,1% a mortalidade pela doença.
O acompanhamento se tornou mais eficaz quando rastreado apenas o grupo de tabagistas e/ou etilistas, em que o número necessário de indivíduos sob rastreio foi de 610 para atingir o mesmo resultado.
Devemos levar em consideração que o câncer de boca afeta 2 a 3 vezes mais indivíduos na Índia comparativamente ao Brasil, o que faz com que esses números devam ser analisados com cautela quando transportados para o nosso meio.
No entanto, o principal resultado do estudo é algo que já observamos na prática diária: atingiremos maior chance de cura buscando a detecção precoce no grupo de maior risco. Esse deveria ser o principal foco das campanhas de prevenção!

