Você sabia que existem evidências de associação entre câncer de tireoide e câncer de mama? É o que diz o estudo a seguir!
Pacientes com ambos os cânceres se encontram em risco aumentado de desenvolver tumores de mama e tireoide comparados à população em geral.
O risco de câncer de mama em mulheres com história de câncer de tireoide é de 32% maior que o observado no restante da população.
No entanto, em homens, em que ambos os tipos de tumores são mais raros, o risco bidirecional é muito mais importante. Homens com histórico de câncer de mama têm de 2 a 20 vezes mais risco de desenvolver câncer de tireoide, enquanto homens com história de câncer de tireoide têm de 3 a 30 vezes mais risco de desenvolver câncer de mama (levando em conta o risco variável de câncer de mama na população geral masculina de 0,1 a 0,01%).
Apesar do número parecer expressivo, isso representou apenas 0,3% do grupo de homens com câncer de tireoide no estudo.
Hoje a recomendação é reduzir o início da idade de rastreio de câncer de mama para mulheres com histórico de câncer de tireoide para 40 anos de idade.
Não há nenhuma recomendação específica para o rastreio de câncer de tireoide, nem algo focado apenas no grupo masculino, quando levado em consideração apenas o histórico.
Entretanto, quando se tem conhecimento de mutações específicas, como a BRCA2, BRCA1, o risco de câncer de mama se eleva em 80 vezes no público masculino, sendo recomendado triagem a partir dos 40 anos.
Na presença de um desses diagnósticos, discuta com seu médico sobre a melhor conduta a ser tomada.
