O Rio Grande do Sul ocupa a 4ª posição entre todos os estados brasileiros
De acordo com as estimativas do INCA (Instituto Nacional de Câncer), para o triênio 2020-2022, o câncer de cavidade oral ocupará a 5ª posição tanto no Brasil, quanto no Estado do Rio Grande do Sul, como o câncer mais incidente entre os homens no nosso país. Porém, quando somado à incidência do câncer de laringe, juntos ocuparão a 4ª posição, tanto no Brasil, quanto no Rio Grande do Sul.
Na cidade de Santa Cruz do Sul, os dados mais fidedignos de incidência partem do Registro Hospitalar de câncer do Hospital Ana Nery, que alimentam a base de dados do INCA com dados da nossa região. De acordo com dados locais, entre os anos de 2014 e 2019, excetuando o câncer de pele não melanoma, o câncer de cavidade oral ocupou a 4ª posição entre os homens. Porém, somados todos os demais sítios da cabeça e pescoço (faringe, laringe e cavidade oral), esses perdem apenas para o câncer de próstata em incidência, ocupando a segunda posição, com 359 novos casos nesse período de 6 anos de registro. Essa posição tem sido mantida desde a primeira metade da década no nosso meio.
A Clínica Kopfhals tem três médicos: Dr. Luiz Alberto Hauth, Dr. Fábio Muradás Girardi e Dr. Aliende Lengler Abentroth. Todos são cirurgiões especializados na área de cabeça e pescoço, atendendo todas as necessidades de seus pacientes.
Prevenindo-se, buscando hábitos saudáveis e o diagnóstico precoce, as chances de desenvolver a doença se reduzem e as expectativas de cura aumentam significativamente. Havendo sinais e sintomas persistentes como dor ao engolir, mudança na voz, surgimento de caroços no pescoço ou feridas na boca, especialmente quando prolongados além de duas semanas, consulte o seu médico.
A Kopfhals está à disposição para lhe ajudar!
