A cirurgia de cabeça e pescoço
A cirurgia de cabeça e pescoço é uma especialidade cirúrgica reconhecida e regulamentada pela Associação Médica Brasileira. A formação do cirurgião de cabeça e pescoço é realizada nos centros formadores e tem duração de dois anos, com pré-requisito de formação em Cirurgia Geral ou Otorrinolaringologia. Apesar de ter sido normatizada em 1957, em Nova York, a partir
da edição do primeiro livro da área (Tumors of the Head and Neck), somente nos anos 80 a especialidade foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina no Brasil. Maiores detalhes podem ser encontrados na Revista Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço Vol. 17 nº 1 de 1993.
A especialidade é basicamente uma área de atuação oncológica. A grande maioria dos pacientes tratados por esses profissionais são portadores de tumores benignos e malignos da região da face, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, tireoide, paratireoides, glândulas salivares, tecidos moles do pescoço e pele.
A cirurgia de cabeça e pescoço faz interface com diversas outras áreas médicas, entre elas, a oftalmologia, otorrinolaringologia, neurologia e neurocirurgia, cirurgia plástica, dermatologia,
cirurgia vascular, traumato-ortopedia, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia craniomaxilofacial, cirurgias torácica, oncológica e digestiva. Muitas vezes a linha que divide essas áreas de atuação é tênue e os pacientes são tratados em conjunto entre diversas especialidades.
Na região do Vale do Rio Pardo três médicos prestam assistência aos pacientes com patologias cirúrgicas de cabeça e pescoço: Dr. Luiz Alberto Hauth, Dr. Fábio Muradás Girardi e Dr. Aliende Lengler Abentroth, todos com sede na cidade de Santa Cruz do Sul.
Necessitando dos nossos serviços, a Clínica KopfHals está à disposição.