Quando um paciente ou familiar tem o primeiro contato com essa doença, vários termos que coloquialmente são confundidos começam a surgir. Abaixo, colocaremos algumas explicações gerais sobre termos usualmente utilizados nesse contexto:
Tumor: todo e qualquer aumento de volume em uma determinada parte do corpo.
Neoplasia: quando o tumor se dá pela proliferação de células, sejam elas benignas ou malignas, o nome que se dá é neoplasia.
Câncer: toda neoplasia maligna.
Neoplasia maligna: é toda a neoplasia que tem potencial de invadir estruturas ou órgãos que estão ao seu redor ou tem capacidade de enviar metástases.
Metástases: presença de migração, seja pela rede linfática (linfonodos) ou via vascular (outros órgãos) de porções de células malignas para outras localidades.
Linfonodos: estruturas anatômicas normais, fisiológicas, que fazem parte do corpo de todos os indivíduos, localizadas em agrupamentos, em algumas regiões, como pescoço, axilas, virilhas e
partes do abdome, pelve e tórax. São sede comum de metástases. O crescimento de linfonodos pode se dar por diversas causas, as mais comuns não relacionadas a processos cancerosos.
Recidiva: retorno da doença.
Neoadjuvância: tratamento que é realizado antes do tratamento principal. No nosso caso, na maioria das vezes que é empregado, é com esquema de quimioterapia.
Adjuvância: tratamento que é realizado após o tratamento principal. No nosso caso, na maioria das vezes que é empregado, é com esquema de radioterapia, podendo ou não se associar com
quimioterapia.
Mas é claro, o seu médico responsável sempre irá ajudar você com todas as suas dúvidas! Não se preocupe! Nós, da KopfHals, estamos sempre à disposição!



