Atualmente, o câncer de pele é o subtipo mais incidente dentre todos os tumores malignos, sendo que a sua maioria ocorre na face e pescoço. O câncer de boca é o segundo câncer mais frequente dessa região anatômica, atualmente ocupando a 5ª posição entre homens no Brasil.
Na região do Vale do Rio Pardo essa realidade não é diferente. O perfil da população é de risco para ambas neoplasias. Temos um grande número de pacientes trabalhadores rurais e a presença do tabaco na vida das pessoas da nossa região é marcante. Os hábitos de vida costumam ser os maiores influenciadores do surgimento de tumores dessa região. Medidas de proteção, como o uso de chapéu, camisa de manga longa e protetor solar, são fundamentais. Da mesma forma, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro auxiliam na redução de risco de desenvolvimento de alguns desses tumores.
O câncer de cabeça e pescoço, como a maioria dos demais, possui boas taxas de cura e resposta ao tratamento quando diagnosticados em estágios precoces. Os especialistas da área alertam:
“O surgimento de nódulos, manchas ou feridas no pescoço, na face ou na boca, a mudança do caráter da voz e a dificuldade para engolir, especialmente quando tais sinais ou sintomas ultrapassarem 2 semanas e o paciente pertencer a grupos de risco, devem ser encarados como sinais de alerta e motivo para procurar assistência médica.”
Estamos à disposição para atendê-lo! Mas não se esqueça que os cuidados com a saúde
começam com pequenos hábitos que você pode incluir na sua rotina!




